sábado, 15 de março de 2008

Explicação de Propriedades


Isso ae é a explicação de propriedades ;D

*PROPRIEDADES GERAIS

São Propriedades em que toda a matéria apresenta, ou seja, características comuns entre todas as matérias. São elas:

* Massa: é a quantidade de matéria que um corpo (fração da matéria) possui, há corpos com pouca matéria do que outras. Ela pode ser medida através do quilograma. Para uma comparação de massa entre duas matéria é usada a Densidade (g/cm³). Ex.: a massa da água é inferior à do Mercúrio, essa possui uma densidade (16g/cm³) maior do que o da água (1g/cm³).

Atenção: Massa e peso são duas coisas diferentes. Massa é a quantidade de matéria e peso é a ação da gravidade sobre a matéria, o peso é medido pelo dinamômetros

* Expansibilidade: propriedade da matéria que pode sofrer aumento de seu volume quando aplicamos forças oposta (de dentro para fora), ou seja, podemos "espichar" a matéria aumentando o seu volume.

* Divisibilidade: propriedade da matéria que pode ser dividida até chegar a uma partícula, sem mudar a sua estrutura. Um exemplo é o papel, podemos dividir o papel em pedaços cada vez menores, mas a sua estrutura molecular não se altera.

* Impenetrabilidade: Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Para colocar uma matéria no lugar de outra é necessário o deslocamento de um.

* Compressibilidade: propriedade de reduzir o seu volume quando aplicado forças opostas (de fora para dentro), ou seja, a matéria pode diminuir de tamanho quando alguém ou alguma coisa estiver pressionando a matéria.

* Elasticidade: propriedade da matéria de voltar à sua forma original depois das forças que agem sobre ela pararem.

*PROPRIEDADES FÍSICAS

São propriedades que estão ligadas à alguma das anteriores e podem aumentar ou diminuir sua quantidade de acordo com forças ou ações das propriedades anteriores.

* Inércia: a matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. Esse movimento depende do tamanho da massa, quando maior a massa maior será a inércia.

* Descontinuidade: a matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura. Esses espaços podem diminui ou aumentar de acordo com as forças de comprensibilidade ou de expansibilidade

* Indestrutibilidade: a matéria não pode ser destruída, somente transformada. As transformações podem envolver qualquer propriedade geral.

*PROPRIEDADES FUNCIONAIS

São propriedades particulares de cada matéria e possuem uma classificação de acordo com a sua composição ou com suas características.São aquelas apresentadas por determinados grupos de materiais, identificados por desempenharem alguma função em comum. Ex:

Acidez: Encontrada no vinagre devido ao ácido acético,no limão devido ao ácido cítrico, nos refrigerantes de cola devido ao ácido fosfórico.(ácidos)

Basicidade: Encontrado em produtos para desentupir pias, devido ao hidróxido de sódio, no leite de magnésia devido ao hidróxido de magnésio, na cal extinta devido ao hidróxido de cálcio.(bases)

Salinidade: Presente no sal de cozinha devido ao cloreto de sódio, na dinamite devido ao nitrato de potássio, nos fermentos devido ao bicabornato de sódio.(sais)

*PROPRIEDADES ESPECÍFICAS

São propriedades que caracterizam uma matéria de outra:

* Físicas: são propriedades definidas pelo ponto de fusão, pelo ponto de ebulição e pela densidade. Ex.: para diferenciar a água do álcool podemos diferenciar pelas diferenças do ponto de ebulição (água=100°C e álcool=78°C) ou pela densidade, onde o álcool tem densidade relativamente pequena comparada com a da água.

* Químicas: são aquelas que caracterizam uma substância que só pode reagir com outra ou tem um fenômeno químico que a diferencia de outra substância.

* Organolépticas: são aquelas relacionadas com os sentidos, ou seja, podem ser identificadas pelos 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), como cor, som, sabor, cheiro e etc..